18 de mai. de 2010

Receita - Sopa de misso

Sopa de misso

Um caldinho quente, revigorante, que prepara o estômago para receber a comida: sopa de misso, ou missoshiro. A receita pode variar da mais simples à mais elaborada. O que não varia nunca é o modo de usar: primeiro dissolver o missô num pouco de água, para acrescentar à sopa já na hora de servir. O misso não deve ser fervido, para não perder suas preciosas enzimas. Medida: uma colher de chá, cheia, por pessoa.

Receita básica

Água bem quente, missô e cebolinha verde picada. Pode incluir um punhadinho de brotos de feijão, acelga cortada bem fininha ou qualquer outra folha. O misso é muito yang e precisa de um complemento yin como as folhas.

Ferva a agua e depois junte vários vegetais: broto de feijão, cenoura, mandioquinha, inhame, etc.. ( o que tiver) cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos (vai ficar al dente), acrescente alho, cebola, gengibre, ervas, misso, cebolinha picada e sirva.

Caldo de alga kombu com misso

Este é um concentrado de clorofila e sais minerais que recupera a saúde de todos os órgãos e tecidos. Para duas pessoas, coloque de molho um pedaço de +-10 cm de alga kombu em meio litro de água. Três horas depois a água estará com uma espécie de limo verde. Retire a alga, reserve para usar com outra comida, aqueça o caldo sem deixar ferver, acrescente o misso e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/