18 de mai. de 2010

Propriedades do missô

Propriedades do missô


O missô é feito à base da proteína de soja; é desintoxicante, além de ser fonte de enzimas, vitamina B12 e proteínas. Não deve ser fervido porque perde-se as enzimas. Usá-lo após o cozimento dos alimentos.

É de excelente efeito sobre feridas, cortes e queimaduras, e també, para picadas de formigas.

Auxilia a digestão, previne contra o câncer, estimula a libido e é usado em tratamento de pessoas expostas a altos níveis de radiação.

Na tradição japonesa, misso é sinônimo de saúde e longevidade. Por ser fermentado longamente (no mínimo um ano, diz a receita clássica) tem uma grande quantidade de enzimas que contribuem decisivamente para a digestão da comida e eliminação dos resíduos. Limpa os pulmões e protege contra
intoxicação por metais pesados e radiação atômica. Acrescenta energia yang ao organismo: calor, concentração, atividade.

Costuma ser feito com a soja, abundante no Japão bem como em toda a Ásia, mas fica igualmente bom com qualquer outro tipo de feijão, inclusive ervilha, lentilha e grão-de-bico. O fermento utilizado é o koji, produzido a partir de um cereal, geralmente arroz, inoculado com o fungo Aspergillus oryzae. As misturas variam em qualidade e quantidade, produzindo diferentes tipos de misso: muito escuro e forte, vermelho, clarinho bem suave, doce.

Todos são benéficos.

Fazer o misso dá trabalho e exige paciência, por isso a maioria se contenta em comprar o misso pronto. As marcas comerciais raramente respeitam o tempo de fermentação; é uma sorte encontrar misso produzido artesanalmente.

Fonte: misso

O misso Daimaru - cuidado ao comprar, pois muitos tem glutamato, procure sempre pela marca Daimaru, é o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/