15 de mai de 2010

Higienização das Verduras

Higienização das Verduras

Para uma completa higienização das verduras, siga os passos abaixo:

Com uma faca, corte as raízes das verduras e separe as folhas. Em seguida, lave-as folhas sob água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha reservada para esse fim.

Coloque numa tigela grande, água suficiente para cobrir as folhas e acrescente cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para cada litro de água). Mergulhe as folhas na mistura e deixe de molho por, pelo menos, 20 minutos. Em seguida, escorra bem a água.

Transfira as folhas para uma centrífuga de vegetais e seque bem. Se preferir, coloque-as sobre toalha de papel ou um pano de prato limpo.

Dicas
- Use um sanitizante próprio para verduras. O vinagre, para ter o mesmo efeito, necessitaria de uma proporção muito grande em relação à quantidade de água.

- Após a higienização, não enxágue as verduras novamente (um erro bastante comum). Apenas seque as folhas conforme mencionado acima.

- Prefira consumir verduras sem agrotóxicos. A água dilui parcialmente os agrotóxicos e a higienização não serve para eliminá-los.
Fonte: Revista Menu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/