7 de jun. de 2010

Prestar atenção ao que se come

Se você estiver comendo enquanto lê esse post, deixe seu lanche de lado. À medida em que comemos, o cérebro passa a receber mensagens, sinalizando a ingestão de alimentos, o que confere progressiva saciedade ao final da refeição. Quando não prestamos atenção, essa transmissão falha e você passa a comer demais, sem sequer ficar saciada.
“Essa interação entre o estômago e o cérebro é realizada através de hormônios específicos, mas dela participam muitos outros sinais como a visão do alimento, o tempo de mastigação e a percepção do sabor do mesmo. Assim, todos esses fatores podem concorrer para que tenhamos bem definido o tempo de saciedade e o momento de parar de comer”, afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Para não cair nessa cilada, desligue a TV, saia da frente do computador e dispense até a revista ao realizar suas refeições. Sinta as texturas, curta o sabor, observe as cores dos alimentos, tudo para comer pausadamente e conscientemente. Além de aproveitar melhor cada refeição, você ainda dá tempo de seu cérebro perceber que seu corpo está sendo nutrido. Que tal colocar esse exercício em prática hoje mesmo?

Leia mais:artigo

Um comentário:

Cecília (chin) disse...

Adorei seu blog! Estou lendo tudo que posso... pouco a pouco!!
Nossa, tá tão completinho!!
Um dia chego lá!!

^^ Parabéns!!!!!

Postar um comentário

/