25 de abr. de 2011

Chia

Essa sementinha é sensacional, eu comprei na Zona Cerealista, fica a dica! ;)

SEMENTE DE CHIA
(Salvia Hispanica)

É um superalimento antiquíssimo oriundo da Colômbia e México. Sua composição especial e as suas propriedades benéficas para a condição física foram detectadas já há centenas de anos. Durante séculos as sementes nutritivas da chia formaram o alimento base dos indígenas do sudoeste da América. Uma colher de chá das sementes é o suficiente para sustentar uma pessoa por 24 horas (por isso, também, é considerado um alimento energético).

As sementes possuem cinco vezes mais cálcio que o leite, duas vezes mais potássio que as bananas, três vezes mais flavonóides que as famosas uvas-do-monte, três vezes mais ferro que o espinafre. São também mais ricas em fibras do que a aveia e contêm mais ômega 3 que a linhaça. São uma fonte de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais de que precisamos.

A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa

2,5 gr. (recomendação diária) – 1 colher de chá
Calorias: 50 kcal
Colesterol: 0,0 mg
Sódio: 0,00 mg
Cálcio: 130 mg


Elaine Bido

Um comentário:

Vivi - Blog Make Supernova disse...

Que legal a dica, Elaine! Eu ainda não conhecia esta sementinha tão rica. Vou procurar para comprar por aqui.
Gosto muito do seu blog!
Beijos,
Vivi

Postar um comentário

/