31 de mar de 2011

Oi pessoal,

Tenho uma novidade sensacional: a Suerli do Parque Chico Mendes esta fazendo Pão Essênio por encomenda, custa R$25,00 o kilo do pão essênio salgado e ela faz também voal R$7,00!

Telefone: 3681-4160 Suerli

Vou agora mesmo buscar a minha encomenda..uhm...

Ah, o pão dura 10 dias na geladeira!

Elaine Bido

Benefícios da Dieta Vegetariana

Boa tarde,

Neste domingo, dia 03/04 às 18h30, haverá uma palestra bem legal sobre os Benefícios da Dieta Vegetariana no Bhrama Kumaris.Não é necessário fazer inscrição, é so chegar e participar!

Endereço:
R. Dona Germaine Burchard, 589 , Água Branca
Fone: 11-3864.3694 ou 3864.2639

28 de mar de 2011

Clube da Cozinha Verde

Lançamento do Clube da Cozinha Verde - uma entidade de classe que pretende agregar a maior rede de relacionamento de troca de informações para restaurantes vegetarianos, veganos, naturais e orgânicos do Brasil.

Sérgio Chamma da Orgânicos & Funcionais e idealizador do projeto cita entre os principais objetivos do Clube da Cozinha Verde o de levar conhecimento, informação e práticas de cozinha verde para empresários, chefes de cozinha, nutricionistas e o público em geral.

Outra proposta é criar o primeiro “Guia da Cozinha Verde de São Paulo”, que pretende reunir todos os restaurantes da categoria e ainda empórios e armazéns que vendem produtos orgânicos e naturais , como os da Avenida Mercúrio e da Rua Paula Souza, no centro.
O Credenciamento para Coletiva de Imprensa que ocorrerá dia 21/3 às 9hs deverão ser efetuados pelos canais abaixo até 18/3 às 18hs.


JM- Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho josemaria.jornalista@ig.com.br
(11) 2866-2346/98041112

Marcia Britto – marciadebritto@hotmail.com
(11) 2227-0188/9963-7025

Manga

A manga é perfeita para ser consumida depois de exercícios pesados e recuperar a energia perdida.

Dica de suco: 200g maçã, 125g pepino e 100g manga. Bata tudo em um liquidificador e está pronto!

Elaine Bido

27 de mar de 2011

Ameixas

Ameixas são repletas de fenóis e ajudam a aumentar a absorção de ferro e tem muita vitamina C, também tem alto teor de vitamina A, vitamina B2 e potássio.

Dica de suco: 100g uva rosada, 100g beterraba e 100g de ameixa. Extraia o suco e sirva com gelo. Esse suco é um restaurador hepático.



Elaine Bido

26 de mar de 2011

Psyllium

Hoje quero falar sobre o psyllium, é  uma erva que mede menos de 50 cm e produz flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes. Cresce espontaneamente nos solos áridos e arenosos do Mediterrâneo.

É uma ferramenta adicional na alimentação das pessoas que apresentem problemas de função intestinal, devido a sua capacidade laxativa , ou pessoas que estejam ingerindo dieta baixa caloria e com isto necessitem aumentar a saciedade, e porque não falar em relação a prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto a indicação de uso não deve ser indiscriminada e preferencialmente deve ser seguindo as recomendações de um médico ou nutricionista.
 
Eu costumo usar o psyllium nas vitaminas, hoje eu fiz assim: 1 caqui chocolate, 2 copos de água de coco e 1 colher de chá de psyllium e 1 pedra de gelo. Bati tudo e tomei!
 
Comprei psyllium em pó na Zona Cerealista - http://www.casadesaron.com.br/ (Avenida Mercúrio - SP)
 
Fica a dica!
 
Elaine Bido
 
 
Fonte: aqui

Hoje a hora do planeta

Ato a Hora do Planeta.


Hoje (26/03) encontro as 20:30hs sob o Viaduto da Ponte Metálica - Av. Bussocaba próximo a Prefeitura de Osasco.

Venha participar!

Traga sua vela ou lanterna!!!

Vamos apagar as luzes por 1 hora!!!




25 de mar de 2011

Globo Repórter 25/03 - Orgânicos

Nesta sexta-feira (25), o Globo Repórter vai mostrar frutas, verduras e legumes orgânicos, alimentos livres de contaminação e mais saudáveis.

Nutricionista participa de chat e tira dúvidas sobre alimentos orgânicos

Uma universidade brasileira comprova em testes de laboratório que os alimentos orgânicos têm mais vitaminas e aumentam a nossa imunidade.

Conheça o perigo dos agrotóxicos e veja o caso do rapaz intoxicado pelos pesticidas que seus pais usavam na roça.

Descubra como a experiência com a merenda escolar orgânica melhorou a saúde e mudou o paladar de milhares de crianças.

As hortas caseiras são um caminho para quem quer comer orgânicos sem gastar um tostão.

24 de mar de 2011

Hora do Planeta

No próximo sábado, a partir das 20h30, você já pensou o que vai fazer enquanto as luzes estiverem apagadas, durante a Hora do Planeta? Que tal reunir a família, convidar os amigos, juntar a criançada e brincar com um jogo interativo e descontraído?

Como uma sugestão, o WWF-Brasil criou o jogo Coisas Para Para Fazer na Hora do Planeta. Você pode fazer download do tabuleiro e do dado no site. Depois é só imprimir, montar e jogar. O jogo é muito simples. O jogador da vez arremessa o dado e avança o número de casas que saiu no dado. Ao longo do jogo, várias brincadeiras engraçadas e educativas são sugeridas. Quem não quiser pagar a prenda, deve recuar seis casas. Ganha quem chegar primeiro ao final.
Então, prontos para a diversão?
Clique aqui para fazer o download e...boa sorte!
Participe: 26 de março de 2011, de 20h30 a 21h30, apague as luzes para ver um mundo melhor.

Acerola

Não tem nada melhor do que tomar um suco feito na hora, hoje falo da acerola,uma frutinha bem pequena e cheia de poderes: a acerola previne a proliferação das bactérias na bexiga, próstata e rins. Mantém o trato urinário livre de infecções porque contém manose, que é mais eficaz que antibióticos.

Dica de suco: 4 acerolas, 1 copo de água, 1 caju, 1 pedaço de melão e 1 banana. Bater tudo e beber! Uhm...

É isso,

Elaine Bido

23 de mar de 2011

Frutas cítricas

Frutas cítricas como laranjas, limões e limas contém carotenóides, bioflavonóides e muita vitamina C. Essas substâncias abaixam os níveis de colesterol e previnem a formação de placas de gordura nas artérias. São antivirais e antibacterianas e os sucos ficam muito saborosos com essas frutas.

Dica de suco:

malaranoura: 1 laranja (tirar a parte branca pra não amargar o suco), 1 cenoura, 1 mamão e 1 copo de água. Bater tudo e tomar!

Elaine Bido


22 de mar de 2011

A natureza

Oi pessoal, tem uma frase linda no calendário que está na minha cozinha: a natureza germina esperança de vida. O engraçado é que pensava sobre a natureza humana, em como é facil colocar a culpa de nossas imperfeições no outro sempre que um projeto não dá certo e que dificilmente assumimos a responsabilidade.

Relembrando em como eu era há 2 anos, percebo que minhas atitudes eram muito diferentes: estava sempre em guerra com o mundo, nada funcionava, tudo ao meu redor parecia estar errado (fora do prumo), as relações eram todas, sem exceção, conflitantes e tudo era desgastante.

Como eu sofria...estava completamente esgotada e no limite!

A vida era pesada...

E hoje me sinto ótima, leve, tudo está certo, tudo: as pessoas, as coisas, as situações, enfim, nada me chateia mais! Agora, como foi que isso aconteceu?

Por mais estranho que a princípio isso possa parecer, a mudança começou com a alimentação. Uma vez num curso do o Dr. Alberto, ele comentou que o nosso cérebro é 95% feito de gordura e o tipo de gordura que consumimos interfere diretamente em seu funcionamento. Não tem como usar um combustivel ruim num carro e esperar que ele funcione direito, impossível! Da mesma forma a qualidade do que consumimos faz toda a diferença no funcionamento do nosso corpo...

É tão evidente, mas ninguém quer pensar nisso... é tão mais fácil abrir um pacotinho de alguma coisa e comer, mas essa atitude esta matando as pessoas e essa facilidade de hoje gera para o futuro (muito próximo) doenças e infelicidade. Não vale a pena!

 Voltar a comer como nossos bisavós comiam  é o caminho, muito simples! Precisamos nos aproximar novamente da natureza e descobrir a vida que ela contém e nesse caminho não existe: depressão, pressão alta, colesterol alto, diabetes, câncer, etc.. 

Conclusão: se queremos vida, busquemos na natureza que contém vida em abundância!!!


Frase original do calendário:

大自然孕肓者人生的希望
A natureza germina esperança de vida

Um ótimo dia a todos!

Elaine Bido

21 de mar de 2011

Sementes da Vida - Flávio Passos

Sementes da Vida

Parte 1 – Os tipos de semente e o processo de demolhagem

por Flávio Passos

Sementes são reservatórios da vida. Da mesma forma como repousa no sémen um ser humano, em uma semente adormece uma árvore, um arbusto, uma gramínea. Cada variedade conserva em si a matriz vital completa de uma determinada planta: seu código genético, sua essência e sua vitalidade. Em cada semente está toda a aposta de continuidade de uma determinada espécie, e nela a planta deposita o que de melhor ela puder.

Há muito o homem aprendeu a plantar e colher as sementes e a desfrutar de suas propriedades nutritivas e medicinais – são inúmeras as sementes comestíveis que a Natureza deste planeta oferece. Entretanto, quando estudamos minuciosamente os mecanismos necessários para se preservar e extrair o melhor de cada semente, percebemos que a falta de conhecimento generalizado faz com que haja um grande desperdício do potencial alimentício das sementes, principalmente em função da escolha de métodos equivocados de preparo destas.

Para melhor compreender como usufruir adequadamente do melhor que cada semente tem a oferecer, vamos primeiro dividir as mesmas em categorias:

1.Sementes Oleaginosas (que oferecem predominancia de elementos oleosos em sua composição).

Ex: semente de girassol, gergelim, linhaça, amêndoas, nozes, cacau, etc.

2.Sementes Amiláceas (que oferecem predominância de amido em sua composição).

Ex: Arroz, quinua, aveia, cevada, trigo, etc.

3.Sementes Protéicas (que oferecem predominância de aminoácidos em sua composição).

Ex: Feijões de todos os tipos, ervilhas, lentilhas, soja, etc.

Cada tipo de semente torna-se mais biodisponível quando processada (ou não) de uma determinada maneira. As sementes oleaginosas, por exemplo, são sensíveis ao calor e tem seus benéficos óleos essenciais destruídos quando cozidas ou tostadas. Oleaginosas tostadas, embora muitas vezes sejam saborosas, são fontes de radicais livres, substâncias que desordenam a estrutura molecular do corpo e propiciam o envelhecimento precoce do mesmo. Isto significa que obtemos o melhor das sementes oleaginosas quando as ingerimos “in natura”, ou seja, processadas à frio ou em baixa temperatura.

Já as sementes amiláceas, por sua vez, são muito pouco aproveitadas pelo corpo quando não cozidas. Ocorre que o amido é uma substância que requer a gelatinização de sua estrutura para ser assimilado pelo aparelho digestivo e transformado em energia. O amido não-cozido, embora seja útil para alguns processos digestivos que ocorrem no cólon, não consegue se transformar em energia no intestino delgado, sendo assim minimamente utilizado e dispensado pelas fezes praticamente intacto.

Embora seja importante de maneira geral observar a moderação no consumo de amido e açúcares de qualquer tipo, a energia disponibilizada pelos amidos requer o cozimento do mesmo. Ainda assim, o cozimento dos amidos deve ser sempre realizado dentro de métodos adequados. Ocorre que quando torramos, fritamos ou tostamos o amido, forma-se uma concentração de uma determinada substância denominada acrilamida, uma poderosa neurotoxina que serve como precursora de células cancerígenas(Tareke et al.,2002), além de oferecer outros efeitos colaterais. Por este motivo, recomenda-se que amidos fritos ou assados (pão, biscoitos, etc.) sejam reservados para ocasiões e seu consumo diário seja minimizado. O processo de fervura, porém, cria concentrações irrisórias de acrilamida, sendo portanto este o método ideal para preparar os amiláceos.

O mesmo pode ser dito em relação aos feijões de todos os tipos – quando consumidos crus, o corpo dificilmente tem acesso aos seus nutrientes, e ainda tem que lidar com indesejáveis toxinas, tais como a fito hemaglutinina presente no feijão roxinho dentre outros, que pode causar náuse, vômitos e diarréias. Quando crus, estes feijões apresentam concentrações de entre 20.000 a 70.000 unidades desta toxina, enquanto que cozidar por no mínimo 10 minutos em temperatura superior à 80 graus centígrados reduz esta concentração para entre 200 e 400 unidades. Desta forma, cozinhe seus feijões, ainda que germinados.
Demolhagem

Antes de mais nada, é importante saber que as sementes possuem defesas. A inteligência natural de uma planta conhece bem os perigos e adversidades deste mundo, e trata de imbuir as sementes com cascas rígidas e/ou fitatos/substâncias inibidoras que tem o papel de proteger da melhor maneira possível o conteúdo da semente de bactérias oportunistas que adorariam se alimentar de seu conteúdo.
Quando ingerimos sementes que conservam estas substâncias, os fitatos ou inibidores enzimáticos dificultam o processo digestivo, aumentando o gasto energético necessário para este processo, ou gerando efeitos desagradáveis, tais como flatulências, exaustão das capacidades do pâncreas e outros desconfortos. Outro revés é o fato de que os fitatos funcionam também como bloqueadores de assimilação, ou anti nutrientes, que impedem que o corpo assimile importantes nutrientes como o ferro, zinco, cálcio e outros sais minerais. Estudos indicam que uma dieta com teor elevado de cereais não-preparados com o processo descrito a seguir conduzem à desmineralização e perda de densidade óssea, dentre outros problemas.

Assim sendo, a primeira providência que deve ser tomada quando do preparo de sementes para consumo é a de eliminar ou minimizarestas substâncias protetoras. Felizmente, o processo é simples e prático, e consiste em deixar as sementes de molho em água potável adicionada de vinagre de maçã ou suco de limão ou, ainda, iogurte ou qualquer outro meio de cultura ácida de probióticos.

Esta simples solução ácida penetra no interior da semente e estimula a liberação das substâncias indesejadas, indicando para a semente que é tempo de despertar e eliminar suas defesas. A acidez da solução neutraliza os fitatos e o resultado é que com apenas algumas horas de demolhagem você obtém sementes muito mais adequadas para o processo digestivo.

Embora cada semente tenha seu tempo específico de demolhagem, você pode simplificar este entendimento compreendendo que o ideal é deixar de molho no princípio da noite anterior aquelas sementes que você pretende preparar no dia seguinte. Idealmente, aguardamos 24 horas para o máximo de eliminação das substâncias indesejadas, mas 12 horas já são suficientes para eliminar a maior concentração destas. Escolha um recipiente de louça ou vidro, deposite as sementes, despeje o dobro da medida destas em quantidade de água e adicione uma parte de substância ácida, calculando aproximadamente uma colher de sopa de ácido para uma xícara de água. Ou seja: se você quiser deixar uma xícara de arroz integral de molho, utilize duas xícaras de água potável (mineral ou muito bem filtrada) e duas colheres de sopa do ácido escolhido (vinagre, suco de limão, kefir, etc.). Sempre descarte a água na qual as sementes ficaram de molho, pois nela estão contidas as substâncias que desejamos eliminar.

Posso apenas demolhar com água? Sim, e já faz alguma diferença, embora estudos realizados (testando trigo, centeio e aveia) demonstrem que o processo de demolhagem com água neutraliza entre 46 e 77% do ácido fítico, enquanto que demolhar em solução ácida elimina entre 84 e 99% destas substâncias, além de eliminar também fungos e bactérias indesejáveis presentes no exterior das sementes. Desta forma, prefira sempre utilizar a solução ácida.

Como benefício adicional, as vitaminas do complexo B contidas em algumas destas sementes, especialmente nos cereais, aumentam em concentração e biodisponiblidade através deste simples processo. Fácil e altamente benéfica, a demolhagem não é uma idéia nova — foi praticada por praticamente todas as culturas pré-industrialização. Inclua esta tradicional sabedoria em seu cotidiano e colha os benefícios de uma digestão mais leve e confortável, além de nutrição superior.

Embora o ideal seja sempre iniciar qualquer preparo a partir do grão, vale a observação de que o processo de demolhagem em solução ácida também beneficia os farináceos. Deixe de molho a sua farinha de trigo integral para melhorar e muito a qualidade do pão, por exemplo.

Leite de soja e tofu, assim como o grão da soja cozido, a farinha de soja e alimentos “enriquecidos” com soja são fontes de altíssima concentração de fitatos e devem ser evitados, especialmente por crianças, grávidas e lactantes, bem como aqueles com deficiências em minerais. Definitivamente existem opções de alimentos mais adequados para o homem do que os derivados de soja.

Também é importante ressaltar que duas castanhas em particular não são dotadas destas substâncias indesejáveis, pois são protegidas de outra maneira: através de cascas impenetráveis. É o caso da Castanha do Brasil (ou do Pará) e da Macadâmia. Estas duas sementes dispensam o processo de demolhagem.

Germinação

É possível, no caso de algumas sementes como os feijões, alguns cereais e algumas oleaginosas, ir além no processo de demolhagem e facilitar o processo de germinação da semente. Detalharei esta possibilidade, que em vários casos oferece benefícios adicionais exclusivos, no próximo artigo.

Fraternalmente,
Flavio Passos

Fonte: aqui

20 de mar de 2011

Controvérsias sobre amido

É sabido que o amido tem como função principal nos fornecer energia.O amido cru é pouco absorvido pelo nosso organismo e para aproveitarmos a sua energia ele precisa passar por um processo de gelatinização, que acontece quando o cozinhamos. Porém, quando assamos, tostamos ou fritamos há também a produção de uma substância chamada acrilamida, neurotoxina precursora de células cancerígenas.
Estudos mostram que quando o amido é cozido a quantidade de acrilamida produzida é muito pequena. Portanto prefira utilizar os tubérculos cozidos em substituição a assados e fritos. E com relação a pães, biscoitos, massas seu uso deve ser moderado!!!!

Patrícia Peixoto Vieira

19 de mar de 2011

Abacaxi

Sou apaixonada por essa fruta, tem um sabor incrível, é antiinflamatória e antibacteriana, suas enzimas de bromelina dissolvem coágulos e auxiliam na digestão de proteínas.

Dica de suco: 3 fatias de abacaxi e 1 copo de água de coco. Bater e beber!

Elaine Bido

18 de mar de 2011

Mamão


Deu aquela fominha, que tal fazer uma vitamina? Não é à toa que o suco de frutas (natural e fresco) é conhecido como vitamina, realmente é pura vitamina e nosso querido corpinho agradece muito quando tomamos um suco natural de verdade!

Hoje vamos falar sobre o mamão: ajuda a quebrar as moléculas de proteína, protege contra o câncer e tem vitamina C.

Dica de suco (amo esse suco): 1 mamão, 1 banana e 1 copo de água (ou 1 copo de água de coco). Bater e tomar.

Saúde!!!


Elaine Bido

17 de mar de 2011

Kiwi

O kiwi tem actinidina, uma enzima que ajuda o sistema imunológico, abaixa a pressão sanguínea e ajuda a saúde do coração.



Sugestão de suco: 1 kiwi, 1 copo de água de coco e spirullina.






Elaine Bido


16 de mar de 2011

Curso em Nazaré Uniluz

Curso em Nazaré Uniluz sobre germinados, brotos e gramas, para maiores informações: http://www.nazareuniluz.org.br/  

















Veja esse vídeo com Ines Braconnot:




Elaine Bido

15 de mar de 2011

Banana

Uma banana por dia pode ajudar a prevenir a pressão alta e a proteger contra a aterosclerose.

São excelentes fonte pré-bióticos, pois tem fibras que alimentam as bactérias da flora intestinal, essa bactérias do bem produzem vitaminas e enzimas digestivas que melhoram a capacidade de absorção de nutrientes.

Sugestão de sucos:

1)Leite de banana: 1 banana e 1 copo de água. Bater no liquidificador e pronto!

2)Banamaçã: 1 banana, 1 maçã e 1 copo de água (com água de coco fica sensacional). Bater no liquidificador e pronto!

3)Banamão: 1 banana, 1 mamão e 1 copo de água. Bater no liquidificador e pronto!


Elaine Bido




14 de mar de 2011

Fitonutrientes

Os nutrientes que colorem as frutas e vegetais são chamados de fitonutrientes, eles auxiliam na reparação das células estimulando a reconstrução de células danificadas. Tornando-os essenciais na prevenção do câncer.

As substâncias carcinogênicas podem penetrar o organismo por: fumo, poluição, agrotóxicos e pela quimica de produtos industrializados.

A boa notícias é que os fitonutrientes inibem a ação dessas substâncias, reduzindo a capacidade de danificar as células.

Mais um ótimo motivo para comer: frutas, verduras e legumes! ;)

Leia mais no livro: A fantástica dieta dos sucos - Amanda Cross 

Elaine Bido

13 de mar de 2011

Faxina

Oi pessoal, essa semana começa o ano pra valer, eba!

Bom, todo começo de ano é bom fazer aquela faxina: checar os armários e dispensa e eliminar toda a tralha acumulada, não é?! Dá um alivio, uma sensação boa...

Agora, que tal fazermos uma faxina em nosso corpo também? Eliminar toxinas, gorduras e todo o excesso acumulado?

Carregar esse excesso sobrecarrega nossos orgãos vitais e de quebra dá aquela sensação de cansaço e desânimo, nada bom...

A dica é abusar dos sucos com frutas e verduras que vão limpar as toxinas e nutrir o corpo! Tomar um suco é diferente de comer uma fruta, é muito mais eficaz porque elimina o processo de digestão, permitindo que os nutrientes sejam absorvidos imediatamente, dessa forma, o organismo funcionará mais eficientemente.



Não tem jeito, vivemos num mundo tóxico: pela poluição ambiental, alimentação inadequada e pelo estresse, por isso, precisamos dessa faxina diaria com um belo suco matinal (ou se puder varias vezes ao dia)!

A dica é abusar da imaginação e ouvir o que o corpo pede, por exemplo: se pensar num abacaxi dá água na boca, então bata uns pedacinhos de abacaxi com água de coco e umas folhas de alface! Voilá! Uma perfeita vitamina deliciosa e o corpo agradecerá muito muito!

É isso, boa faxina pra todos nós! ;)

Elaine Bido

6 de mar de 2011

Festival Terapêutico nesse Carnaval no Banana Verde


De 3 a 12 de março, o restaurante Banana Verde faz um Festival Terapêutico nas tardes dos dez dias de folia que tomam o calendário deste ano.

Além do menu da tarde, que já oferece pratos rápidos como sanduíches assados no forno a lenha, pizzetas e açaí, o Banana Verde vai servir durante 10 dias três saladas e sucos criados especialmente para o período de Carnaval. “A idéia é satisfazer tanto aos precisam descansar e repor as energias antes da próxima noite de folia quanto aos que estão fugindo do agito do Carnaval e procuram um lugar para uma comidinha saudável num ambiente arejado e tranquilo”, explica o proprietário Iberê Cannabrava.

Para os foliões que precisam de energia, a chef Priscilla Herrera sugere uma salada de Bifum com legumes ao azeite de curry e óleo de gergelim natural (R$ 15); quem precisa comer rapidamente para voltar à folia, a dica é o Wrap a mexicana, com pedaços de guacamole, alface americana, milho e molho picante (R$ 15). Para hidratar, um suco anti-ressaca com maçã, cenoura, salsão, laranja e água de coco (R$ 7). Para dar energia, suco de açaí, pó de guaraná, banana e mel (R$ 7).

Depois da folia, a dica da chef é um suco Anti-radicais livres, com clorofila, água de coco, linhaça, uva verde e capim limão (R$ 7), acompanhado de uma salada desintoxicante com folhas, sementes de girassol tostadas em shoyo, alcachofra, ricota defumada em lascas, rabanete, pepino, tomate, cenoura, beterraba e broto de alfafa ao vinagrete de gengibre (R$15).

Restaurante Banana Verde
Rua Harmonia - 278

Vila Madalena - São Paulo SP

terça a sábado - 12:00 às 23:00h
domingo - 12:00 às 16:30h
feriados - 12:00 às 23:00h
fone. 11.3814.4828
contato@bananaverde.com.br
/