31 de mai de 2010

Açúcar - doce e mortal

Os refrigerantes contêm 25% de açúcar; a cerveja um pouco menos; o tabaco do cigarro é curtido em açúcar; carnes defumadas levam açúcar; pasta de dente também; e até o açúcar mascavo, aquele que os naturalistas consomem, não está livre do açúcar refinado...

Tudo o que comemos se transforma em glicose, proteína e gordura. A proteína e a gordura vão constituir os tecidos e as células. A glicose é absorvida pelos intestinos e vai pelo sangue até o pâncreas, que libera insulina. O fígado junto aos dois, glicose e insulina, acrescenta mais outras substâncias e produz o glicogênio. Este fica estocado no fígado, principalmente, e nos músculos, para se transformar em energia quando precisamos de combustível. A glicose - o açúcar dos alimentos naturais encontrados em legumes, verduras, frutas, cereais etc... não causa males à saúde. O problema está nos alimentos industrializados que contêm grandes quantidades desse doce veneno chamado açúcar.

Uma pessoa de classe média consome 150 gramas de açúcar diariamente, mesmo sabendo que ele afeta o pâncreas, o baço, os pulmões, o coração, o estômago, os intestinos, a circulação, o fígado, a pele, os ovários, a vagina, os dentes, os ossos, os olhos, o cérebro e a alma. Além disso, está provado cientificamente que o açúcar causa uma certa apatia, explicada pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado triptofano; que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranqüilizante natural. Por isso, sempre que uma pessoa está nervosa, nós oferecemos a ela um "copo de água com açúcar que passa".

Alguns séculos antes de Cristo, os médicos hindus usavam o açúcar como remédio, provavelmente para conduzir mais rapidamente no organismo as substâncias medicinais às quais era adicionado, mas o processo de refino, naquela época, era artesanal. Foram os persas, perto do ano 600 d.C., que fabricaram o primeiro composto da rapadura que podia ser transportado. Então, os europeus conheceram o sabor açucarado desse produto industrializado e, os portugueses com suas grandes navegações para o Oriente, começaram a ficar ricos. Quando descobriram o Brasil, Martim Afonso de Souza instalou em São Vicente o primeiro engenho de açúcar - movido a escravos - no país.

Naquela época, nosso maior freguês era a Inglaterra. Em 1665, chegou a importar mais de 8 mil toneladas do produto. Coincidência ou não, nesse mesmo ano cerca de 30 mil pessoas morreram, em Londres, vitimadas pela peste bubônica, apresentando inchações nas axilas e virilhas. A relação entre a nova doença
e o espantoso consumo de açúcar, que, sabe-se, predispõe o organismo a infecções, fora descartada pelas autoridades médicas, conforme as instruções - e pressões - da corte britânica, já que os nobres iniciavam altos investimentos em indústrias açucareiras nas suas colônias. O mais interessante é que registros revelam que não houve mortes entre os pobres - esses não tinham dinheiro para comprar açúcar, produto consumido apenas entre os mais ricos.

(fonte:Dr. Dante Rosenthal -- Médico Pesquisador)

Leia mais: artigo

O médico verdureiro

Oficina Gratuita de Alimentação Viva no Parque Chico Mendes, imperdível! Toda terça-feira, leia materia!

30 de mai de 2010

Vídeos Dr. Silmar

"É simplesmente maravilhoso ouvir, de um médico, que a nossa alimentação está intimamente ligada a nossa vida espiritual e ao nosso bem estar.


Vale muito a pena assistir todas. São palestras altamente informativas e científicas, com diversos dados técnicos e o palestrante é muito eloquente. "

Fonte: sou vegetariano e agora?


Veja aqui o Vídeo Dr. Silmar

25 de mai de 2010

Livro Eating Animals

 Em junho será lançado aqui no Brasil o livro Comendo Animais - Jonathan Safran. 

Por enquanto, vejam o vídeo do autor do livro..

Vídeo Eating Animals

21 de mai de 2010

Zona cerealista

Acabei de voltar das compras, fui lá na Zona Cerealista e comprei frutas secas e castanhas, tem também temperos diversos, azeites de varios tipos, grãos, etc..

Imperdível!!!

Tudo muito barato!!!

Agora olha só que coincidência, acabei de receber um email pedindo pra assistir um vídeo do Chef Augusto e onde ele estava?! Vejam: Chef Augusto

Endereços e telefones das lojas que costumo comprar:

Cerealista Arroz Integral - 3227-0453 - Av. Mercúrio, 216 - Brás/SP
Casa de Saron - 3313-8067 - Av. Mercúrio, 146 - Brás/SP http://www.casadesaron.com.br/

;)

O natural

Estava aqui pensando..o natural não é ser gordo, não é ser deprimido, triste, cansado, desmotivado e nem stressado!

Esse pensamento me veio porque faz 6 meses que estou tomando o suco verde e não sinto mais nada disso que falei, pelo contrario, agora estou magra (ontem entrei numa calça tamanho 42), feliz, com muita energia e cheia de projetos, isso é viver!

O suco verde transforma nossos desejos de alimentos industrializados por alimentos naturais, vou dar um exemplo:  ontem resolvi abrir um ovo de páscoa, pois ia vencer, estava louca para comê-lo fazia tempos e para minha enorme surpresa, quando comi um pedaço não gostei..achei que estava muito doce, com gosto de farinha e muito artificial e olha que era um ovo que se fosse no passado comeria num piscar de olhos...então entendi que as frutas tem seu equilíbrio natural que o homem não consegue criar de forma alguma e quando acostumamos nosso paladar com um alimento equilibrado e legítimo, é impossivel trocar por algo artificial!!!

Pra concluir, comer alimentos naturais me deram qualidade de vida ao contrário de antes que comia alimentos industrializados e me sentia uma zumbi, simples assim!!!

19 de mai de 2010

Dha - o que é?

DHA é considerado um nutriente que melhora a inteligência e aumenta a capacidade de aprendizado. Está presente no cérebro e é um dos poucos componentes que podem penetrar na célula cerebral. O EPA, por exemplo, apesar de ser um ácido graxo essencial do tipo ômega-3, que é benéfico para o corpo e semelhante ao DHA, não consegue penetrar na célula cerebral.

O DHA possui a característica de tornar a estrutura molecular da membrana celular extremamente maleável. Tornar a célula cerebral maleável significa facilitar a passagem da informação (sinal elétrico) na sinapse (proeminência da célula cerebral) tanto na transmissão quanto na recepção. Se a célula fica maleável, a transmissão da informação torna-se mais rápida, o que proporciona o aumento da capacidade de memorização e de aprendizado.

Leia mais: artigo completo
 
Também pode ser encontrado em um tipo de alga, eu tomo todos os dias 1 comprimido e sinto  muita diferença, porque andava muito esquecida...Fica a dica!!! ;)

Pensamento


Não é difícil compreender que, se o corpo é feito de Natureza, este encontra o ápice de seu equilíbrio quando alimentado com opções que mantém a pureza e as qualidades originais elaboradas pela própria Natureza.

Fonte: apostila do Flávio Passos

É muito fácil entender isso: tome um copo de suco verde e perceba como seu corpo reage, em outro momento coma um pacote de salgadinhos e observe também, pergunta: em qual deles o seu corpo se sentiu melhor?!

Pensamento

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de alcançar o objetivo é tentar mais uma vez."

Fonte: natureza divina

Voal

Para coar o Suco Verde é necessário um coador de voal, para não passar as fibras e ter somente o líquido para o suco.

O tecido voal é encontrado em qualquer casa de tecidos.

 Como fazer seu coador:
  • corte o tecido deixando um círculo,
  • queime as bordas com uma vela,
  • fure as bordas com um incenso (deixando buracos para passar o elástico),
  • passe o elástico e de um nó, pronto!!!
Quer comprar pronto? Entre em contato com Suerli (11) 3681-4160  ou (11) 8510-8344
Veja aqui a  Receita do Suco Verde

18 de mai de 2010

Entrevista com Chef Flávio Passos na MTV

Entrevista com Flávio Passos no Viva MTV, artista culinário e especialista em dietas desintoxicantes, nessa entrevista Marina Person diz que toma Suco Verde todos os dias e sente-se muito bem, confira: 

Fonte: mtv

Site do Flávio Passos: http://www.terradourada.org/
video

Germine a revolução

Os grãos, sementes e castanhas germinados são componentes importantíssimos na cultura raw food (comida crua ou crudivorismo) e na dieta da alimentação viva, baseada em vegetais crus, frescos e orgânicos cheios de energia. Quando germinado, o alimento tem o seu valor nutricional altamente potencializado – em 20 mil vezes – e pleno de prana, a energia vital.

Alimentação viva (living food)

O mais importante fator nessa dieta são as enzimas, pequenas proteínas que quando aquecidas acima de 38° C são destruídas. Elas ajudam na digestão. Os adeptos acreditam que quando se come um alimento cozido, é necessário o uso das suas próprias enzimas para digeri-lo, e quando você não tem reservas delas, a digestão fica lenta e sacrifica os órgãos. Na alimentação viva, a digestão é feita pelas enzimas do próprio alimento, poupando as enzimas de quem come, aumentando a reserva de energia, vitalidade e rejuvenescimento para o corpo e a mente.

Leia mais: artigo completo

Impacto da alimentação humana

O custo da alimentação nos países ocidentais está cada vez mais baixo, apesar de nos queixarmos da conta da mercearia, mas a comida barata não é comida de borla, tem custos escondidos.

As colheitas, especialmente o milho, são fortemente fertilizadas, tanto com químicos como com subsídios governamentais, o que tem mantido os preços artificialmente baixos, pelo menos até o mercado ter ficado desequilibrado com a produção de biocombustíveis. É por isso que podemos comprar um hambúrguer, batatas fritas e um refrigerante por cerca de €5, uma pechincha se pensarmos que essa refeição contém perto de 1200 calorias, mais de metade das necessidades recomendadas diárias para um adulto.

Então porque é tão errado a comida barata, especialmente se tantos passam fome? Começa por ser errado pois nem todos os alimentos são igualmente baratos: a fruta e os vegetais não recebem os mesmos subsídios que os cereais, logo com um euro podemos comprar 1200 calorias de batatas fritas mas apenas 250 calorias de vegetais ou 170 calorias de fruta fresca. Não admira que estejamos cada vez mais gordos, custa demasiado ser magro.

Actualmente, a carne e outros derivados animais que consumimos provém de operações concentradas de alimentação de animais (conhecidas pela sigla CAFO em inglês), que são tão industriais como o nome indica. Nelas grande número de animais (mil ou mais para o gado e dezenas de milhar para aves e porcos) são mantidos em instalações exíguas e próximas e engordados para o matadouro o mais rapidamente possível, contribuindo para a eficiência e o preço baixo. Mas os animais não são robots, são seres vivos e sofrem as consequências de viver no equivalente a prisões.
Leia mais: artigo completo

Campanha pelo desaleitamento adulto

Leite de vaca não é bom para o ser humano...  o leite contém grandes quantidades de fosfatos e um determinado tipo de proteína, a caseina, que é estranha ao organismo humano. A proteína láctica contém três vezes mais aminoácidos sulfúricos do que a proteína vegetal e estes ocasionam uma hiperacidez do sangue, para impedir essa acidez, o corpo precisa reagir: retira dos ossos o fosfato de cálcio e neutraliza com ele a acidez provocada pela proteína láctica. O produto final desta assimilação é eliminado através da urina.

Leite de vaca foi feito para o bezerro, além disso, o leite vendido hoje em dia está cheio de: vacinas, hormônios, sangue e pus.

Leia mais: artigo

Alimentação Viva - Enzimas

Alimentação Viva - Enzimas
Uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, frutos frescos e secos (hidratados), vegetais, sementes e grãos germinados e algas. Os quais tem toda a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável e ecológica.

Enzimas
A exposição dos alimentos a temperaturas elevadas (cozimento, etc.), destrói as enzimas neles contidos.

Quando os alimentos não contêm as enzimas necessárias, o organismo é obrigado a usar as suas próprias, gastando no processo energia e recursos.

Essa é uma das vantagens da alimentação vegetariana viva sobre os alimentos cozinhados da alimentação dita normal.

As enzimas são essenciais para a formação estrutural, crescimento, desintoxicação, defesa e mecanismos de cura do nosso organismo. São fundamentais na regulação das atividades bioquímicas do organismo, como a digestão e absorção de alimentos, equilíbrio hormonal, atividade cerebral, humor, sexualidade, circulação sanguínea, respiração, estímulos nervosos, reposição celular, sistema imunológico, mecanismos dos sentidos (paladar, olfato, tato, visão e audição) e outras.

Normalmente o corpo conta com a presença das enzimas digestivas que já vêm com os alimentos, mas com os alimentos cozidos as enzimas se perdem...


Se exposta ao calor intenso, uma enzima é completamente destruída, mas se mantida a uma temperatura corporal, durante o tempo necessário, será ativada e realizará adequadamente suas funções.
Quando comemos a comida cozinhada, para a sua digestão e assimilação, o corpo precisa usar suas próprias enzimas. Essas enzimas a que o corpo precisa recorrer, poderiam estar servindo para atividades mais importantes, tais como limpar o fígado, proteção contra tumores, eliminação de radicais livres e toxinas em geral. Tudo isso, porque o cozimento destruiu as toxinas que já estavam contidas nos alimentos quando crus.

O açúcar refinado, é um produto desmineralizante, que rouba cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, e é um agente enfraquecedor do organismo.


António Monteiro Torres. 31/08/2004 - Leia mais:site vegetarianismo

Moyashi

O moyashi, também conhecido como broto de feijão, é um alimento com alto valor nutritivo por conter grandes quantidades de sais minerais com Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B.

Os sais minerais são importantes para o organismo, pois contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Já as vitaminas do Complexo B são essenciais ao crescimento, à boa digestão, evitam a queda dos cabelos e infecções da pele.

Na cozinha pode ser empregado de diversas formas. Basta uma aferventada e ele poderá enriquecer saladas. Fica saboroso quando simplesmente refogado.

É vendido em feiras livres e lojas de produtos japoneses, também pode fazer em casa, basta comprar o feijão verde, deixar na água por 6 horas, depois escorrer a água e esperar brotar..

É isso!!! ;)

Livro - Em defesa da comida

Neste manifesto a favor de uma alimentação de verdade, Michael Pollan nos prova que, em vez de alimentos, somos levados a ingerir substâncias comestíveis parecidas com comida.

O autor denuncia as razões para nossa alimentação se basear em produtos processados colocados à disposição de acordo com as prioridades da agroindústria e da indústria alimentícia, e conforme os dogmas da ciência da nutrição. Pollan investiga também os motivos de a maior parte dos alimentos da dieta ocidental ser comercializada com destaque de seus benefícios à saúde.

Hoje os comestíveis anunciam 'vitaminas', 'baixo teor de gordura' ou 'enriquecimento' com ômega-3, ferro, magnésio, soja - e uma série de elementos pretensamente saudáveis, que variam conforme campanhas de marketing fundamentadas em diretrizes econômicas e/ou governamentais.

'Em defesa da comida' ressalta que esse deve ser o primeiro sinal de alerta. Afinal, quatro das dez principais causas de morte na atualidade são doenças crônicas ligadas à alimentação - distúrbios coronarianos, diabetes, AVC e câncer.

ISBN: 8598078336
ISBN-13: 9788598078335
Brochura
1ª Edição - 2008
272 págs.

Receita - Sopa de misso

Sopa de misso

Um caldinho quente, revigorante, que prepara o estômago para receber a comida: sopa de misso, ou missoshiro. A receita pode variar da mais simples à mais elaborada. O que não varia nunca é o modo de usar: primeiro dissolver o missô num pouco de água, para acrescentar à sopa já na hora de servir. O misso não deve ser fervido, para não perder suas preciosas enzimas. Medida: uma colher de chá, cheia, por pessoa.

Receita básica

Água bem quente, missô e cebolinha verde picada. Pode incluir um punhadinho de brotos de feijão, acelga cortada bem fininha ou qualquer outra folha. O misso é muito yang e precisa de um complemento yin como as folhas.

Ferva a agua e depois junte vários vegetais: broto de feijão, cenoura, mandioquinha, inhame, etc.. ( o que tiver) cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos (vai ficar al dente), acrescente alho, cebola, gengibre, ervas, misso, cebolinha picada e sirva.

Caldo de alga kombu com misso

Este é um concentrado de clorofila e sais minerais que recupera a saúde de todos os órgãos e tecidos. Para duas pessoas, coloque de molho um pedaço de +-10 cm de alga kombu em meio litro de água. Três horas depois a água estará com uma espécie de limo verde. Retire a alga, reserve para usar com outra comida, aqueça o caldo sem deixar ferver, acrescente o misso e sirva.

Propriedades do missô

Propriedades do missô


O missô é feito à base da proteína de soja; é desintoxicante, além de ser fonte de enzimas, vitamina B12 e proteínas. Não deve ser fervido porque perde-se as enzimas. Usá-lo após o cozimento dos alimentos.

É de excelente efeito sobre feridas, cortes e queimaduras, e també, para picadas de formigas.

Auxilia a digestão, previne contra o câncer, estimula a libido e é usado em tratamento de pessoas expostas a altos níveis de radiação.

Na tradição japonesa, misso é sinônimo de saúde e longevidade. Por ser fermentado longamente (no mínimo um ano, diz a receita clássica) tem uma grande quantidade de enzimas que contribuem decisivamente para a digestão da comida e eliminação dos resíduos. Limpa os pulmões e protege contra
intoxicação por metais pesados e radiação atômica. Acrescenta energia yang ao organismo: calor, concentração, atividade.

Costuma ser feito com a soja, abundante no Japão bem como em toda a Ásia, mas fica igualmente bom com qualquer outro tipo de feijão, inclusive ervilha, lentilha e grão-de-bico. O fermento utilizado é o koji, produzido a partir de um cereal, geralmente arroz, inoculado com o fungo Aspergillus oryzae. As misturas variam em qualidade e quantidade, produzindo diferentes tipos de misso: muito escuro e forte, vermelho, clarinho bem suave, doce.

Todos são benéficos.

Fazer o misso dá trabalho e exige paciência, por isso a maioria se contenta em comprar o misso pronto. As marcas comerciais raramente respeitam o tempo de fermentação; é uma sorte encontrar misso produzido artesanalmente.

Fonte: misso

O misso Daimaru - cuidado ao comprar, pois muitos tem glutamato, procure sempre pela marca Daimaru, é o melhor!

17 de mai de 2010

Suco Verde Delivery

Suco Verde Delivery: Receba Suco Vivo em São Paulo

A NUTRIVERDE é um sistema de entrega de Suco Vivo por assinatura. Você paga um valor fixo mensal de R$ 198,00 e receberá um copo térmico de 500 ml. de suco de segunda a sexta-feira pela manhã durante um mês.


obs. o melhor é cada um fazer o seu, mas na impossibilidade é melhor contratar o serviço... Eu particularmente nunca contratei, faço o meu suco verde feliz e contente todos os dias faz 6 meses e pretendo continuar pro resto da vida...fica a dica!!! ;)

O Sal que Cura versus O Sal Que Mata

O sal utilizado até o século 20 não era refinado. E isso faz muita diferença.

O século 20 deu início a uma era da industrialização, do isolamento de nutrientes, tornando-os mais “puros”. Assim, tudo no sal não-refinado, que não era cloreto de sódio, foi eliminado, resultando, como produto final, um pó branco com 100% de cloreto de sódio “puro”.

Mas afinal, quais eram as “impurezas” que foram retiradas do sal?

Nada mais, nada menos, que um sem-número de minerais. Minerais que são vitais para o bom funcionamento das nossas enzimas e nosso organismo como um todo. Quais esses minerais, você poderia perguntar? Praticamente toda a tabela periódica, sendo que alguns sais contêm maior quantidade de certos minerais, e assim por diante, dependendo das características geológicas da região em que foram extraídos. Esses minerais dão ao sal uma coloração diferente, como por exemplo, acinzentada, avermelhada, esverdeada, e assim por diante.

Leia mais: artigo

Dica: procure utilizar o Sal do Himalaia (sal rosa) custa R$16,00 o kilo (facil de encontrar na Zona Cerealista em São Paulo), tem 80 minerais, realça o sabor dos alimentos e não causa retenção de líquidos como o sal refinado. Aqui em casa 1 kilo de sal dura uns 4 meses, ou seja, gasto R$4,00 por mês com sal de excelente qualidade!!! Vale muito a pena!!!

Porque tomar suco verde?! O.o


  • é uma refeição completa;
  • é delicioso;
  • 10 minutos para preparar;
  • ótima fonte de cálcio, ferro, aminoácidos, zinco, anti-oxidantes, minerais, gordura de boa qualidade, vitaminas A, B, C, D, E, F, G, H, etc..
  • aumenta o consumo de folhas verdes, frutas, vegetais e fibras;
  • regula o organismo rapidamente;
  • é um recovery natural, ou seja, faz seu corpo voltar à sua forma original "de fabrica";
  • rico em antioxidantes (impedem a ação dos radicais livres que causam envelhecimento);
  • as folhas verdes são ricas em ácido fólico, ácido responsável pela manutenção do sistema nervoso;
  • é repleto de clorofila que fortifica o sistema imonológico;
  • excelente energético natural, ou seja,  disposição ao corpo (devido ao alto teor de clorofila) ;
  • elimina toxinas
receita do suco verde

15 de mai de 2010

Receita - batatas ao alho

Ingredientes

600 g de batatinhas novas
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha picado

Preparo
Lave bem as batatas e cozinhe-as com a casca. Faça um molho amassando o alho com o azeite, a salsa e a cebolinha, escorra as batatas, seque-as bem e misture com o molho. Finalize com sal e pimenta moída. Sirva acompanhado por uma boa salada de tomate e pepino.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Tele Culinária

Receita - alface recheada

Ingredientes
1 alface
150 g de cenouras raladas
100 g de tomates picados
100 g de pimentão verde picado
50g ricota de castanhas
50g de queijo de castanhas
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (café) de sal
Pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Desfaça e misture os dois queijos com a cenoura, o tomate, o pimentão, o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino, até obter uma mistura homogênea.

Lave bem a alface em várias águas e abra-a com cuidado para que as suas folhas não se soltem. Corte o caule até ao começo das folhas. Seque a alface, folha a folha, com papel absorvente e coloque entre cada uma delas um pouco do preparado anterior e espalhe.

Feche as folhas, envolva a alface em papel vegetal e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Depois de bem fria, corte a alface em rodelas grossas e disponha-as numa travessa. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Tele Culinária

Receita - molho de pimenta

Ingredientes


1 colher (sopa) de malagueta em óleo
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1/4 xícara de azeite de dendê
1 cebola picada
1 colher (chá) de gengibre picado
1/2 colher (sopa) de sal

Preparo
No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata, por 30 segundos, em velocidade alta. Transfira o molho para um pote de vidro esterilizado, tampe e conserve em geladeira.

Dica
Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, molhos, ou mesmo geleias, feitos em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

Rendimento: 300 ml

Fonte: Panelinha

Higienização das Verduras

Higienização das Verduras

Para uma completa higienização das verduras, siga os passos abaixo:

Com uma faca, corte as raízes das verduras e separe as folhas. Em seguida, lave-as folhas sob água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha reservada para esse fim.

Coloque numa tigela grande, água suficiente para cobrir as folhas e acrescente cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para cada litro de água). Mergulhe as folhas na mistura e deixe de molho por, pelo menos, 20 minutos. Em seguida, escorra bem a água.

Transfira as folhas para uma centrífuga de vegetais e seque bem. Se preferir, coloque-as sobre toalha de papel ou um pano de prato limpo.

Dicas
- Use um sanitizante próprio para verduras. O vinagre, para ter o mesmo efeito, necessitaria de uma proporção muito grande em relação à quantidade de água.

- Após a higienização, não enxágue as verduras novamente (um erro bastante comum). Apenas seque as folhas conforme mencionado acima.

- Prefira consumir verduras sem agrotóxicos. A água dilui parcialmente os agrotóxicos e a higienização não serve para eliminá-los.
Fonte: Revista Menu

Ágar-ágar

Ágar-ágar (Gelatina Vegetal)

Ágar é uma palavra maia que quer dizer gelatina. Na verdade, a ágar-ágar não constitui uma alga mas o extrato de cerca de vários (cerca de 8) tipos de algas marinhas da espécie agarófita. Existem, por isso, diversos tipos de ágar, de acordo com a alga de onde são extraídos. A mais consumida entre nós é extraída da alga Gelidium Sesquipedale e é uma das mais conceituadas em todo o mundo. Este extrato tem um poder gelificante cerca de 10 vezes superior ao das gelatinas animais.

É a alga com mais baixo teor de calorias, mas apresenta um alto teor de vitaminas (A, B1, B2, C e D) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, iodo, silicio, zinco, bromo e selénio), sendo utilizada para combater estados de fraqueza física ou reduzir o colesterol. É também indicada para combater a obstipação (prisão de ventre) e favorecer a eliminação de toxinas por via intestinal.

Uso culinário - É uma gelatina que ajuda a melhorar a textura dos pratos e alimentos, substituindo a gelatina de origem animal. É comercializada sob a forma de tiras ou pedaços, flocos ou em pó. Utilizada na preparação de pudins, gelados, tartes, compotas, xaropes, molhos, maioneses e recheios.

Onde comprar: loja de produtos orientais
Fonte: Viva Saudável

Receita - Legumes com Shitake

Legumes com Shitake

Ingredientes
1 abobrinha italiana com casca
1 berinjela
1 cenoura sem casca
1/2 talo de alho-poró em rodelas finas
5 shitakes médios
Salsa picada e sal a gosto
1 colher (sobremesa) de azeite

Preparo
Lave e corte os legumes, limpe os shitakes, retire o talo e corte-os em tiras. Em uma panela, refogue o alho-poró com o azeite e, em seguida, acrescente os legumes. Deixe no fogo baixo por 2 minutos. Acrescente o sal e a salsa.



Rendimento: 2 porções

14 de mai de 2010

3o. festival da cozinha vegetariana 20 a 23/05



No dia 20/05 as 16:00hs. o Chef Flávio Passos participará do festival e no dia 22/05 as 18:00hs. é a vez do Dr. Alberto Gonzalez!
 
Veja toda a programação: 3o. Festival da Cozinha Vegetariana

Data de realização:

De 20 a 23 de Maio de 2010
Dias 20 e 21 somente para profissionais do setor.
Dias 22 e 23 aberta ao público.

Horário
11 às 20h.


Endereço:
Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera, portão 3
São Paulo – SP
Telefone: (11) 2226-3100


Credenciamento/Ingresso

O ingresso à feira é gratuito. Aberta a profissionais do setor e público em geral.
Profissional do Setor: cadastro antecipado
A credencial deve ser retirada na recepção do evento.

Fórum de agricultura orgânica - 20 E 21/05

FÓRUM DE AGRICULTURA ORGÂNICA ACONTECE EM 20 E 21 DE MAIO

O evento que ocorre durante a Bio Brazil Fair vai tratar de diversos assuntos relacionados ao cenário brasileiro, pesquisa e produção do setor, entre outros temas.

Leia mais: fórum

Níveis de antibióticos no organismo

Níveis de antibióticos no organismo caem depois de 5 dias de alimentação vegetariana

Fazer uma alimentação vegetariana durante apenas 5 dias reduz o nível de químicos tóxicos no organismo humano. Após 5 dias com esta alimentação, concretamente os níveis dos químicos que afectam a actividade hormonal e os níveis dos antibióticos utilizados no gado apresentavam-se mais baixos.

O estudo-piloto sugere que é possível reduzir a exposição a químicos potencialmente perigosos através de escolhas alimentares, tais como limitar o consumo de produtos de origem animal como carnes e lacticínios.

Fonte: grist

Campanha contra o açúcar

Uma droga chamada açúcar

Pessoal, acabei de ler uma matéria sobre o açúcar e copiei alguns pontos, leiam:
"O açúcar começa a ser considerado um vilão da saúde humana, um veneno tão prejudicial que merece ser tratado com o mesmo rigor empregado contra – suprema decadência! – o tabaco. Está mais perto o dia em que um pacote de açúcar trará a inscrição: 'O Ministério da Saúde adverte: este produto é prejudicial à saúde.'"

" Quando um adulto se acostuma a comer tudo doce, fica difícil apreciar a doçura suave de uma cenoura ou uma maçã."

"Uma lata de refrigerante normalmente tem 150 calorias, o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. Um adulto que bebe uma lata com 150 calorias por dia pode chegar ao fim de um ano quase 7 quilos mais gordo"

Leia mais: açúcar

Saúde X Intestino

Esse vídeo é impressionante mesmo, só vendo...

Muito bom pra refletir sobre o que estamos colocando pra dentro do nosso corpo...

Veja o vídeo aqui: intestino

Chef Flávio Passos na MTV

Chef Flávio Passos na MTV - 3ª-feira dia 18/05 as 23h30

Viva! MTV é o programa que fala de bem estar, alimentação, exercícios, beleza, saúde e tudo o que é relacionado a qualidade de vida, com apresentação da Marina Person.

Imperdível, na próxima terça-feira (18/05) o Chef Flávio Passos participará do programa falando sobre desintoxicação, muito legal!!!

clique aqui: site do Flávio

Campanha - Segunda sem carne

Um Dia sem Carne faz Diferença. Campanha Mundial

Diante de dados tão alarmantes sobre o aquecimento global, o ex-Beatle Paul McCartney pensou como as pessoas poderiam escolher, entre tantas sugestões, qual seria a de maior impacto para contribuir para um planeta mais limpo, sustentável e saudável. A resposta ele anunciou ao mundo, em agosto do ano passado, com o lançamento da campanha Meat Free Monday, chamada no Brasil de Segunda Sem Carne.


Leia mais...
 
Vídeo Segunda Sem Carne

13 de mai de 2010

Albert Szent Gyorgyi - Vitamina C

Albert Szent descobriu a Vitamina C, ele descobriu que dependendo da luz, as enzimas chegam a aumentar em até 500%!!!

É bom lembrar que a vitamina é encontrada em furtas e legumes e que o processamento de alimentos pode degradá-la ou destruí-la.

Leia mais: a vitamina c

12 de mai de 2010

Pensamento...

Todo o esforço tem sua recompensa e nosso foco tem que estar nisso, não no desejo momentâneo...

Essa é a arma a ser usada contra as nossas vontades...

É isso! ;)

Receita - suco verde

Preparo:
Cortar uma maçã em pedaços pequenos (tirar as sementes, pois podem conter fungos, melhor não usá-las!) e um pepino e colocar no liquidificador,
  • usar uma cenoura como socador para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro das hortaliças,
  • acrescentar os grãos germinados*,
  • umas três folhas verdes (variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica),
  • bater a cenoura
  • coar em um pano (voal**) e beber logo em seguida
É necessário uma maçã para cada pessoa que for tomar o suco!

*Para começar, recomendo usar a linhaça em grãos, por ser mais prática no processo de germinar, pois é só colocar 1 colher de sopa num copo d'água (filtrada) antes de dormir e no outro dia já está pronta, é só lavar bem ( coloque em um coador e lave) e usar no suco.

** para fazer o voal ou comprar clique aqui


Vídeo com o Dr. Alberto preparando o Suco Verde:

video

Ir ao supermercado é fazer política

Um ato político é aquele que visa um fim, e mesmo quando não sabemos disso ou de explicita vontade não estamos preocupados com isso, nosso ato pode ser político. Falar que o “supermercado é político” é dizer que o mais privado dos atos, o de buscar alimento e garantir necessidades primárias, não se encerra na hora de pagar a conta. A escolha do produto até pode se dar por razões econômicas, busca de qualidade ou, ainda, ideologia. Contudo, ao escolher um produto também se escolhe, querendo ou não, uma forma de produção, um tipo de relação de trabalho, um determinado impacto ambiental. Em suma, comprar algo é trazer para casa, além do produto, a sua cadeia de fabricação e as conseqüências. Ignorar esses fatores é se proteger de duas conseqüências do conhecimento: liberdade e responsabilidade.

Dados de recentes pesquisas demonstraram que produtos orgânicos possuem mais nutrientes que os alimentos da produção linear. Ou seja, não é apenas uma questão de quantidade, mas de qualidade. Pode até ser que a agricultura orgânica não produza tanto quanto a linear, mas alimenta mais...
 
Leia mais: e-campo

Agrotóxicos - perigo no prato

O Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos. Apesar de aumentar a produtividade na lavoura, seu uso acarreta problemas de saúde e perda da biodiversidade, contaminando o solo, a água, a flora e a fauna.
Devido ao clima tropical, à incipiente informação por parte dos fabricantes e ao monitoramento precário do poder público, muitos agricultores não têm o necessário cuidado ao manipular os produtos. Em 2007, 3.306 produtores sofreram intoxicação pelas substâncias no País e, desses, 23 morreram.
Diversos estudos apontam para casos de câncer, alterações hormonais e riscos maiores de distúrbios neurológicos, em especial a depressão, que pode levar ao suicídio, em pessoas expostas a agrotóxicos por longos períodos.
 
Leia mais: e-campo

Vegetais com agrotóxicos

Brasileiros consomem vegetais com agrotóxicos

Pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice de irregularidade para resíduos de agrotóxicos, durante o ano de 2008
 
leia mais...

Orgânico?!


Link: meioamargo

O que é agricultura orgânica?!

Alimentos orgânicos são produtos que foram cultivados com solos balanceados e fertilizados com adubos naturais. Livres de agrotóxicos.

Orgânicos são alimentos mais nutritivos e saborosos, que conservam suas propriedades naturais como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Um alimento orgânico não contém substâncias tóxicas e nocivas à saúde. Em solos equilibrados, as plantas crescem mais saudáveis, e as características originais, entre elas o aroma, a cor e o sabor, são preservadas.

Os alimentos ditos como não-orgânicos possuem uma série de compostos artificiais, a exemplo de pesticidas, fertilizantes e agrotóxicos, que acarretam em vários malefícios à saude. Melhor ingerir alimentos menos nocivos.

Orgânicos - Osasco/SP

Pessoal, tem Feira Orgânica no Parque Chico Mendes em Osasco/SP - terça-feira - das 8:00 as 16:00 hs

Nessa feira tem kits pra fazer o Suco verde, esse kit é incrível, custa R$4,00 (cenoura, maça, ervas, folhas e pepino): com tudo orgânico, ervas selvagens e recomendado pelo Dr. Alberto!!!

 Eles também entregam: pedidos até às 22h de sábado e entrega na quarta-feira (veja regiões no site deles).

Taxa de entrega de R$ 6,50 e  fora das regiões taxa de R$ 12,00 para São Paulo-Capital.

Fica a dica!!!

Contato:
Tel.: (11) 7735-6869  - (11) 7735-6869 - 4611-5746

7 de mai de 2010

Orgânicos - Vila Madalena/SP

Feirinha Orgânica - todas as quartas-feiras a partir do dia 18/05. Posteriormente, ela funcionará aos sábados também.

Futuramente fará entregas e pedidos particulares.

Ajude a divulgar e a incentivar a compra de orgânicos!


Local: Rua dep. Lacerda Franco, 478 - Vila Madalena/SP
Horário: das 9h às 14h
Mais informações no 3031-3543 ou site:  http://www.yameventos.com.br/

5 de mai de 2010

Composteira para todos

Composteira para Todos

Composteira para Todos é um projeto da Morada da Floresta criado para difundir e fortalecer a prática do reaproveitamento dos resíduos orgânicos na cidade.
Todos os kits vão com composto e minhocas, prontos para uso.

Para informações e encomendas:
Morada da Floresta
Rua Diogo do Couto 47
Jardim Bonfiglioli, SP, SP
11 – 3735 4085

Spirulina e Chlorella

Spirulina e Chlorella- Superalimento que vêm das Águas

Estas duas algas unicelulares são dois dos mais antigos organismos vivos do planeta, estando presentes na atmosfera terrestre há bilhões de anos. São alimentos originais, criados pela superior inteligência da Natureza, e não geneticamente modificados ou sintetizados pelo homem.

São formas de vida fortes, que resistiram e se adaptaram a todo o tipo de mudança climática, radiação e até mesmo venenos criados pelo homem que levaram diversos outros organismos à extinção. Naturalmente, conferem a quem delas se alimenta estas mesmas características, o que pode ser especialmente útil no inóspito e árido ambiente que é uma grande cidade poluída.

Morada da Floresta
Rua Diogo do Couto 47
Jardim Bonfiglioli, SP, SP
11 – 3735 4085

Orgânicos - Jardim Bonfiglioli/SP


Compra Solidária de alimentos orgânicos
Faça seu pedido mensal (sendo associado) e toda semana retire sua cestinha linda e livre de agrotóxicos!!!
Muito legal, 60% do valor da cesta é repassado para o produtor!!!

4 de mai de 2010

Receita - Sopa de batata com espinafre

Sopa de batatas e espinafre

Ingredientes:
500g de batata inglesa picada
1 maço de espinafre
1 cebola ralada
5 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Azeite de oliva a gosto
água

Modo de Preparo:

Cozinhe o alho, a cebola e as
batatas em água com o sal até
que as batatas estejam bem
cozidas. Após, bata a sopa no
liquidificador até obter um creme
e reserve. Cozinhe rapidamente o
espinafre numa panela separada,
até murchar. Pique as folhas e
misture na sopa.

Cursos gratuitos - Osasco/SP

/